#32 Substituir pensos menstruais e tampões descartáveis por pensos menstruais reutilizáveis e copo menstrual.

É estimado que uma mulher, durante o seu período fértil, gaste cerca de 17 mil produtos higiénicos descartáveis. Produtos estes que, sendo considerados resíduos indiferenciados, são depositados em aterros e demoram décadas a decompor-se. A composição destes produtos é tão prejudicial para o meio ambiente como para a saúde feminina. Grande parte das infeções, alergias e dores são provocadas ou potencializadas pelo uso destes itens.
Atualmente já existem soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente. Utilize pensos menstruais reutilizáveis e/ou copo menstrual.
Este copo menstrual, é uma pequena taça, feita de material anti alérgico que coleta o fluxo menstrual dentro da vagina. Para além da diminuição do desperdício este, é uma alternativa mais económica, porque apesar do investimento inicial, este pode ser reutilizado durante 10 anos. Existem várias marcas, formatos e tamanhos. Dependendo do seu fluxo poderá utilizá-lo durante 12 horas seguidas (ao contrário do tampão que deve ser trocado de 4 em 4 horas), permitindo fazê-lo só em casa, se isso for um problema.
É por isso, uma alternativa prática, higiénica (não liberta odores), económica, ecológica e que potencia o autoconhecimento da sua anatomia.

Partilhar:

Facebook