Maria São José e Faustino

«“Era uma vez”… Começam assim as grandes histórias.

Esta, que agora vamos contar, é mesmo uma grande história e por isso começa assim.

Era uma vez uma senhora que nasceu em Vide, em 1962, em família humilde, “à entrada da porta”. Chama-se esta senhora Maria de São José Santos.

Foi sempre uma mulher de muito trabalho. Desde criança que se ocupava nas lides domésticas e na vida do campo, na agricultura. Cresceu a apoiar os pais e a família.

Sempre se considerou uma romântica e de fácil apego a quem despertava a sua atenção. Foi assim que foi conquistada pelo seu primeiro companheiro, nas festas de Vide, aos 18 anos de idade.

Viveu um casamento de dificuldades e de muito trabalho. Passava os dias no campo para tirar o alimento para sustentar a família. Os anos foram passando e dessa relação nasceram três filhos.

Apesar de tudo, a relação esmoreceu e o casamento terminou.

Anos mais tarde, começou a trabalhar em Moimenta da Beira e a fazer o mesmo percurso para casa diariamente. Foi nessa altura que conheceu o Sr. Faustino num bailarico. Um homem solteiro, “sabichão” e por quem se enamorou. Passou o Sr. Faustino a ser a sua companhia no seu percurso entre o trabalho e casa. Essas caminhadas passaram a ser também o percurso da relação que se foi criando entre os dois.

O Sr. Faustino tinha então 67 anos e a Srª. Maria cerca de 40. A diferença de idades, cerca de 27 anos, nunca foi para eles um entrave ao desenvolvimento da relação. No entanto, talvez por causa disso, a relação não foi bem aceite pelos familiares que não viam com bons olhos o Sr. Faustino. Mas nada se conseguiu interpor entre eles.

O Sr. Faustino convidou-a a juntar-se a ele e a viverem juntos. O convite foi aceite pela Srª. Maria, mesmo tendo também de cuidar do irmão do Sr. Faustino, com quem ele vivia. Não permitiram que nada fosse obstáculo à sua vontade de serem felizes na companhia um do outro.

Foram-se passando os anos e o Sr. Faustino foi provando aos pais da Srª. Maria que era um homem de trabalho. O pai da Srª. Maria, com o tempo, foi aceitando a relação da filha e assim começou a considerar o seu novo “genro”.

Durante estes anos o Sr. Faustino, que sempre foi um “solteirão” ainda ia sendo “cobiçado” por outras pretendentes que a Srª. Maria tratou sempre de afastar.

Passados dezoito anos de relação, o romantismo deste casal levou-os a marcarem casamento. Foi o Sr. Faustino quem teve a iniciativa de a pedir em casamento que, prontamente, recebeu um “sim” como resposta. Casaram-se no dia 8 de outubro de 2021, com muita felicidade à sua volta.

Foi um dia especial, com a presença de alguns familiares e uma boda a condizer.

Formam um casal muito unido e muito trabalhador. Os dias são passados dedicados um ao outro. Cultivam os seus terrenos e partilham passeios e dão muitos beijos, como fazem questão de realçar.

São raros os momentos em que não estejam juntos aproveitando ao máximo a companhia um do outro.

Fazem questão de festejar todos os momentos importantes e de continuarem a dar o seu “passo de dança” em todas as festas e bailaricos a que podem ir. As pernas já cansadas do Sr. Faustino ainda lhe permitem usufruir desse prazer que tem em dançar com a sua esposa.

O Sr. Faustino é quem mais expressa os dotes culinários lá por casa. Dotes que aprimorou na sua vida de solteiro de longos anos e que tanto cativam a Srª. Maria que, orgulhosa, caracteriza de “muito bom cozinheiro”.

Claro que também aparecem algumas dificuldades da vida. A idade traz também alguns problemas de saúde que precisam ser combatidos com a ajuda de medicamentos, que obrigam a despesas extra e avultadas, causando preocupação ao casal.

A felicidade deste casal é visível para quem com eles se cruza e com quem eles convive.

Assim pretendem manter-se ainda durante muitos anos, continuando a planear a sua Lua-de-mel, que não foi aproveitada pelos condicionalismos da pandemia, mas que será realizada logo que possível.»

 

As histórias foram recolhidas, tratadas e redigidas pelos alunos do 3º Ano TG/TPA da Escola Profissional de Moimenta da Beira, durante as aulas de Português, com o acompanhamento do Professor José Almeida.

Partilhar:

Facebook