6 – ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE E A GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E SANEAMENTO PARA TODOS.

A água está no centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões – ambiental, económica e social. Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento económico e da sustentabilidade ambiental. O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspetos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.
A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais. É possível trilhar um novo caminho que nos leve à realização deste objetivo, por meio da cooperação internacional, proteção às nascentes, rios e bacias e compartilhamento de tecnologias de tratamento de água..”

Devemos conscientizar a população para as consequências da falta de água; investir em tecnologias inteligentes de conservação e armazenamento; reutilizar águas residuais; destinar mais financiamento a projetos hidráulicos; e reduzir a pegada hídrica corporativa.

Veja aqui a agenda para 2030 do ODS 6: https://www.ods.pt/objectivos/6-agua-e-saneamento/?portfolioCats=24
https://www.globalgoals.org/6-clean-water-and-sanitation

E aqui como pode tomar ação: https://www.dropbox.com/s/8nx8vu69389h8ad/ODS6.pdf?dl=0

Partilhar:

Facebook