4 – GARANTIR O ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DE QUALIDADE E EQUITATIVA, E PROMOVER OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA PARA TODOS.

O QUE É O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Conforme dados da ONU, durante os últimos 10 anos houve grandes avanços no que se refere ao acesso à educação e ao índice de matrículas nas escolas em todos os níveis, especialmente para as meninas. No entanto, apesar disso, aproximadamente 260 milhões de crianças ainda estavam fora da escola em 2018.
Em 2020, como consequência da pandemia da COVID-19, a maior parte dos países anunciou o fechamento temporário das escolas, o que afetou mais de 91 % dos estudantes em todo o mundo. Em abril de 2020, cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens estavam fora da escola.

Além disso, com o objetivo de proteger e garantir o acesso a uma aprendizagem contínua, em março de 2020 a UNESCO lançou a Coalizão Mundial para a Educação COVID-19. Trata-se de uma parceria multisetorial entre o sistema das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e outros para desenvolver e implantar soluções inovadoras.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE O ODS 4: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Uma educação de qualidade é o principal motor para sair do ciclo da pobreza, pois ajuda a empoderar as pessoas para que tenham um estilo de vida mais sustentável e saudável, beneficiando a sociedade como um todo. Por esse motivo, garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade é o ODS 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, parte da Agenda 2030.

Veja aqui a agenda para 2030 do ODS 4: https://www.ods.pt/objectivos/4-educacao-de-qualidade/?portfolioCats=24
https://www.globalgoals.org/4-quality-education

E aqui como pode tomar ação: https://www.dropbox.com/s/wk0nhspqakrejre/ODS4.pdf?dl=0

Partilhar:

Facebook