Deolinda e Mariano

«Cada um só conta o que quer”, começa por dizer a Srª. Deolinda Soares, chamando curiosos aos jovens que a ouvem e que querem saber a sua história. Mas acaba por aceitar contar algumas curiosidades da sua vida.

Nasceu em Sernancelhe, há 63 anos, e ali passou a sua infância e juventude.

Foi na Vila da Rua, durante um bailarico que conheceu o jovem Mariano. Tornou-se frequentadora assídua dos bailes daquela terra onde ia visitar a irmã que ali morava.

Entre danças e beijos escondidos, começou o seu namoro com o Mariano. Era um jovem apaixonado, mas de feitio instável.

Namoraram durante 2 anos, o período em que o jovem esteve na tropa, em Lisboa.

Após cumprir o serviço militar, numa tarde de sol, encheu-se o Mariano de coragem e pediu-a em casamento. Prontamente foi o pedido aceite e, após aprovação dos pais, preparou-se a boda.

O início do casamento foi difícil. O Sr. Mariano era “um homem dos antigos”, um chefe de casa. Por vezes rude e exigente. Depois “amansou”. Teve um grave acidente de mota que o fez ver a vida de outra forma. A Srª. Deolinda passou a ser, verdadeiramente, a companheira de vida e a ter tratamento condizente.

A vida deste casamento não foi fácil. Eram tempos de muitas dificuldades. Os primeiros anos de casamento foram de altos e baixos, que exigiram muita força de vontade e espírito de sacrifício. “As rosas também têm espinhos” refere a Srª. Deolinda para ilustrar a sua relação.

O marido teve de emigrar para a Suíça deixando por cá a Srª. Deolinda com os seus 3 filhos. Mulher de força e de fibra, criou os filhos enquanto trabalhava a terra para tirar o sustento. Com muito apoio, amor e carinho dos filhos tudo se resolveu.

Os nascimentos dos filhos foram os momentos de maior felicidade deste casamento que já leva 41 anos e a que já se juntaram netos e bisnetos.

Hoje gozam a felicidade na “casinha” onde se sentem bem, com conforto e que “não trocam por nada”»

 

As histórias foram recolhidas, tratadas e redigidas pelos alunos do 3º Ano TG/TPA da Escola Profissional de Moimenta da Beira, durante as aulas de Português, com o acompanhamento do Professor José Almeida.

Partilhar:

Facebook