#41 Reutilizar, Separar e Reciclar os lixos.

Já sabemos que o ideal é Reduzir, e de seguida Reutilizar, mas o Natal é uma época onde se produz muito lixo e é muito fácil esquecermo-nos de os separar e reciclar.
Esperamos que estas dicas sejam úteis e que contribuam de algum modo para que faça escolhas mais sustentáveis e conscientes.

Ecoponto Azul:
🚫 Guardanapos, embalagens de take-away, caixa de cartão do bolo-rei, caixas de cartão com gordura, etc.
Tenha atenção ao papel de embrulho. Se for brilhante ou reluzente, provavelmente significa que tem um tratamento que impossibilita a reciclagem.
Estes materiais devem ser colocados no lixo indiferenciado.
✔️ Brochuras de instruções de montagem ou de utilização de equipamentos, os cartões de Natal, as caixas de jogos, as embalagens de presentes e as revistas, jornais e catálogos de prendas.

Ecoponto Verde:
🚫 Nas festas há sempre loiça partida, copos e pratos não devem ir para o ecoponto verde.
✔️ Garrafas e frascos, utilizados em maior quantidade nesta época, devem ser colocados no ecoponto verde.

Ecoponto Amarelo:
🚫 Loiça de plástico. Por isso, este Natal, opte pela loiça reutilizável. Acredite que o esforço de a lavar vai compensar e o ambiente agradece.
✔️Pacotes de plástico de alimentos, sacos de plástico, latas de bebidas, conservas e pacotes de alimentos líquidos, garrafas e garrafões de plástico. Embalagens de take-away, desde que sejam de alumínio ou plástico.
Embalagens de plástico de brinquedos. Caso sejam de cartão e tenham uma janela em plástico, deve tentar separar estes dois materiais e colocar no ecoponto azul e amarelo, respetivamente. Se não conseguir separá-los, deve colocar a embalagem no ecoponto do material predominante.

Oleão:
✔️Os óleos alimentares que usou para cozinhar os fritos de Natal devem ser encaminhados para destinos adequados, pois podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão.

Ponto Electrão:
✔️ Qual é o brinquedo que não funciona a pilhas? Se os brinquedos tiverem a utilização esperada, então as pilhas vão ficar sem energia rapidamente. Estas devem ser colocadas nos contentores específicos de qualquer ponto electrão. Caso tenha brinquedos danificados, deve também colocá-los num ponto electrão.
🚫 Se não tiverem pilhas ou bateria, devem ser colocados no lixo indiferenciado.

Instituições:
✔️ Quando tiver brinquedos mais antigos que já não são usados, procure associações de cariz social que os possam aceitar.

Se tiver alguma dúvida sobre onde deve depositar o seu lixo natalício, consulte a Waste App.

Partilhar:

Facebook