Gestão de Tempo

A Gestão de Tempo diz respeito ao tempo que é gasto no lugar certo a fazer as tarefas certas, ao conhecimento de prioridades, obrigações e ao planeamento e tarefas.

7 dicas para fazer uma melhor gestão de tempo

  1. Crie uma lista de tarefas diárias

 

Faça uma “To do list” antes de o dia começar, priorize as tarefas mais importantes e urgentes. Estipule o tempo necessário a realização de cada tarefa e tente cumpri-lo (seja realista).  Check as tarefas concluídas, assim aumenta a sensação de satisfação e de dever cumprido.

  1. Defina suas prioridades

Faça as tarefas mais importantes primeiro, dê prioridade ao que é mais urgente e que exige uma execução/ finalização rápida. Tarefas que não são urgentes, por vezes podem demorar mais tempo do que as que são realmente importantes.

 

  1. Defina deadlines

Assim que assumir uma tarefa, defina um deadline (prazo) realístico e mantenha-se nele.

 

  1. Evite distrações

A falta de foco é um dos principais inimigos da boa gestão de tempo. Evite ao máximo a distração durante o tempo que reservou para a elaboração das tarefas. Reserve um período de tempo específico para ir às redes sociais, ver o WhatsApp ou até o email, evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

 

  1. Faça intervalos

Fazer intervalos é essencial para se conseguir manter o foco e a atenção. Faça um intervalo de 10 minutas a cada 1 hora de trabalho, para tomar um café, para alongar, ouvir uma música ou falar com um colega.

 

  1. Uma coisa de cada vez

Por vezes pensamos que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinónimo de conseguir cumprir um maior número de tarefas, no entanto, o ser humano faz melhor as suas atividades quando se foca e se concentra numa coisa de cada vez.

  1. Mantenha um plano produtivo

Algumas pessoas trabalham melhor à tarde, outras estão com as energias a mil logo pela manhã, por exemplo. Tente definir qual é o melhor horário (ou período) mais produtivo do dia. Com isso é possível colocar as “prioridades” que se precisa desempenhar para esse horário. Assim, as tarefas mais simples podem s

Partilhar:

Facebook