Economia Circular

O que é e como funciona a economia circular?

A economia circular é um modelo económico de produção de consumo, que envolve a redução, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais e recursos que já existem.

O que se pretende é a redução do desperdício e resíduos ao mínimo possível. Na economia circular, quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, em vez de ser considerado lixo, os seus materiais são mantidos e reutilizados o maior número de vezes possível, gerando um maior valor.

O que numa economia linear é considerado lixo, transforma-se num recurso de valor numa economia circular.

 

Economia linear vs economia circular

A economia linear é exatamente o oposto do modelo tradicional. Na economia linear o princípio é extrair, produzir, consumir e deitar fora.

Enquanto que, uma economia circular minimiza o desperdício através da reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e produtos existentes.

O grande objetivo da economia circular é a redução de desperdício e resíduos. A economia circular é o elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.

Este modelo económico começa no início do ciclo de vida do produto redesenhando processos de produção, reinventando o design até à otimização da utilização de recursos.

O que se pretende é “circular”, da forma mais eficiente possível, produtos, componentes e materiais, poupando recursos e criando oportunidades de negócios.

 

Benefícios da economia circular nas empresas

  • Redução das emissões anuais totais de gases com efeito de estufa;
  • Maior inovação e eficiência na produção dos produtos;
  • Produtos mais inovadores;
  • Otimização da gestão de recursos;
  • Maior segurança e proteção das empresas contra a escassez de matérias-primas e volatilidade de preços;
  • Novos modelos de negócios e programas de retoma;
  • Criação de novos postos de trabalho e maior integração social;
  • Redução de pressão sobre o meio ambiente

Partilhar:

Facebook